Communitas | Último Tipo

O Treco da Pata Choca

Em meio a uma explosão, animais fogem de algo caótico. Um ovo rola e uma figura humana que passava por ali se apossa dele. Logo após, uma pata vem grasnando aos quatro cantos em busca do ovo perdido. Vários animais se envolvem nesta busca e cada personagem traz um objeto consigo, sem saber do que se trata, mas com a necessidade de levá-lo a algum lugar.

Neste espetáculo, a música é totalmente ao vivo. Acompanhados por violão, teclado e percussão, os atores convidam a plateia a mergulhar no universo da imaginação. As 10 músicas, compostas especialmente para a montagem, alinhavam a história, que tem início com uma explosão e um ovo que rola até o centro do palco. A ideia é mostrar a interferência que cada ser vivo exerce no ecossistema.

Entre os personagens estão a pata, a minhoca dorminhoca, a tartaruga gari-soldado, o cavalo-marinho e o cavalo magrinho, que promovem um desafio musical, o bicho preguiça, que observa tudo e todos, e uma libélula desesperada atrás de sua filha que sumiu. Com a ajuda dos elementos Água, Ar, Fogo e Terra, os personagens irão interferir e construir um ecossistema, mesmo sem saber disso, dando assim suporte para o ninho da pata.

No cenário, um painel interativo com nove quadros feitos com camisetas usadas será iluminado conforme o desenrolar da história. Uma alegoria cilíndrica fixada em prancha com rodinhas irá se deslocar durante as cenas dando suporte aos atores que utilizam diversos objetos cênicos.

Os figurinos foram confeccionados com retalhos, espumas, mangueiras, papel e materiais bastante inusitados, como mola de toldo, vitrola, gaiola, etc. Os trajes são coloridos, de notável riqueza visual.
Um trabalho com o tema voltado à ecologia é uma consequência natural do caminho que o grupo vem trilhando desde sua criação, ainda mais atualmente, quando as questões sobre o meio ambiente estão ocupando cada vez mais espaço.

Duração: 50 minutos

 

Ficha Técnica

Elenco
Lóra Brito: Terra, Tartaruga e Preguiça
Velú Carvalho: Fogo e Pata Choca
Jara Carvalho: Ar e Cavalo Magrinho
Déo Piti: Água, Cara de Pau e Cavalo Marinho

Direção: Déo Piti
Cenário, Objetos, Concepção e Roteiro: Último Tipo
Preparação Corporal: Juliana Couto
Iluminação: André Salvador