Communitas | Último Tipo

O Treco da Pata Choca

Em meio a uma explosão, animais fogem de algo caótico. Um ovo rola e uma figura humana que passava por ali se apossa dele. Logo após, uma pata vem grasnando aos quatro cantos em busca do ovo perdido. Vários animais se envolvem nesta busca e cada personagem traz um objeto consigo, sem saber do que se trata, mas com a necessidade de levá-lo a algum lugar.

Neste espetáculo, a música é totalmente ao vivo. Acompanhados por violão, teclado e percussão, os atores convidam a plateia a mergulhar no universo da imaginação. As 10 músicas, compostas especialmente para a montagem, alinhavam a história, que tem início com uma explosão e um ovo que rola até o centro do palco. A ideia é mostrar a interferência que cada ser vivo exerce no ecossistema.

Entre os personagens estão a pata, a minhoca dorminhoca, a tartaruga gari-soldado, o cavalo-marinho e o cavalo magrinho, que promovem um desafio musical, o bicho preguiça, que observa tudo e todos, e uma libélula desesperada atrás de sua filha que sumiu. Com a ajuda dos elementos Água, Ar, Fogo e Terra, os personagens irão interferir e construir um ecossistema, mesmo sem saber disso, dando assim suporte para o ninho da pata.

No cenário, um painel interativo com nove quadros feitos com camisetas usadas será iluminado conforme o desenrolar da história. Uma alegoria cilíndrica fixada em prancha com rodinhas irá se deslocar durante as cenas dando suporte aos atores que utilizam diversos objetos cênicos.

Os figurinos foram confeccionados com retalhos, espumas, mangueiras, papel e materiais bastante inusitados, como mola de toldo, vitrola, gaiola, etc. Os trajes são coloridos, de notável riqueza visual.
Um trabalho com o tema voltado à ecologia é uma consequência natural do caminho que o grupo vem trilhando desde sua criação, ainda mais atualmente, quando as questões sobre o meio ambiente estão ocupando cada vez mais espaço.

Duração: 50 minutos

Trajetória

O Treco da Pata Choca foi montado em 2009 e desde então vem percorrendo regularmente por escolas, eventos, teatros, SESCs e projetos diversos. Sua trajetória já soma mais de 220 apresentações.

Em 2022 participou do projeto Teatro nas Escolas na cidade de Hortolândia.

Em 2019 foi apresentado no SESC Presidente Prudente.

Em 2017 foi apresentado no SESC Vila Mariana na mostra de espetáculos do Grupo Último Tipo.

Através do projeto Reciclando a Cena visitou Curitiba-PR, Prata-MG e Pederneiras-SP nos anos de 2011 e 2012.

Foi selecionado por edital para se apresentar nas seguintes unidades do SESI: Rio Claro, Piracicaba, Santos e Itapetininga.

Através do projeto Teatro Nas Escolas da produtora Direção Cultura circulou pelas cidades de Belo Horizonte-MG, Itabirito-MG, Quirinópolis-GO, Planura-MG e pelas cidades paulistas de Barretos, Taquaral, Bebedouro, Colina, Colombia, Mogi das Cruzes, Sumaré, Santos, Barrinha, Dumont, Guariba, Guatapará, Iracemápolis, Pradópolis, Ribeirão Bonito, Uchôa e Araraquara.

Novamente contemplado pelo edital do FICC, em 2013 gravou e lançou o CD com as canções do espetáculo e circulou pelas cidades de Santa Barbara, São Paulo, São José dos Campos, Bauru, Cosmópolis e Campinas, acompanhado pela banda que participou das gravações.

Em 2010 foi aprovado no Proac-ICMS para captação de recursos para circulação. Através deste projeto foi levada no mesmo ano e no subsequente, para as cidades de Vinhedo, Valinhos, Indaiatuba, São João da Boa Vista, Boituva, Espirito Santo do Pinhal em 54 apresentações. Participou das Campanhas de Popularização do Teatro de Campinas de 2010 e 2012.

Em novembro de 2009 estreou no SESC CAMPINAS, quando o seu projeto foi contemplado pelo FICC-Fundo de Investimentos Culturais de Campinas. Foram 12 apresentações na cidade em sua primeira temporada.

Ouça o álbum no Spotfy:

https://open.spotify.com/album/5wEiwLgYyvBera2IzeTxJb?si=YJre2tSWTbOotjf1mMb19g

 

Ficha Técnica

Elenco
Lya Bueno: Terra, Tartaruga e Preguiça
Velú Carvalho: Fogo e Pata Choca
Jara Carvalho: Ar e Cavalo Magrinho
Déo Piti: Água, Cara de Pau e Cavalo Marinho

Direção: Déo Piti
Cenário, Objetos, Concepção e Roteiro: Último Tipo
Preparação Corporal: Juliana Couto
Concepção de Iluminação: André Salvador