Communitas | Último Tipo

Entrando numa Flicts

Este espetáculo é uma adaptação feita pelo Último Tipo do texto “Flicts”, do Ziraldo. Ele foi montado em 2007 e circulou somente naquele ano, principalmente em Jundiaí e Campinas. Na verdade, foi feito sob encomenda para o projeto “Circolando Escola”, da Secretaria de Educação de Jundiaí, que homenageou Ziraldo naquele ano.

Representado por quatro atores ao mesmo tempo, o escritor Ziraldo era nosso personagem central. Cada um representava uma de suas facetas: o escritor, o cartunista, o jornalista e o mineiro. Certo dia, surgiu a ideia de uma história: “Flicts”. Criaram o livro e, de repente, surgiu o conflito: qual deles contaria a história? Passaram, então, a disputá-la.

Assim, quando um dos “Ziraldos” (seu lado mineiro) sorrateiramente se apropria do livro, iniciava-se a disputa. Para tanto, usavam os mais variados disfarces, truques e armadilhas com o intento de consegui-lo. Com vários jogos teatrais e interações com a plateia, aos poucos, era contada a história de “Flicts”, uma cor sem lugar no arco-íris.

Totalmente musical, o espetáculo tinha um repertório composto por canções inéditas, dentre as quais trechos do livro “Flicts” musicados pelo próprio Último Tipo. Incluía também um samba-enredo criado para a escola de samba Nenê de Vila Matilde para homenagear Ziraldo no carnaval de 2003.

A exploração das cores básicas também era uma característica do espetáculo, tornando o visual vigoroso, atraente e repleto de objetos simbológicos. Reduzimos o uso da palavra falada, utilizando-a apenas nos momentos em que a história era contada, quando nos atínhamos ao texto original.

Com esta montagem, tentamos abordar de forma lúdica temas como as diferenças, a tolerância, a liberdade, a cidadania e a importância da reciclagem no mundo atual. Tentamos, ainda, chamar a atenção para a figura de Ziraldo e suas várias faces artísticas.

A utilização de sucata para realizar cenário, figurinos e objetos cênicos é uma característica do Último Tipo e não poderia estar ausente nesta montagem. Criamos, assim, um visual bastante diferente que estimulava a mente da criança e sua criatividade.

Veja as fotos de mais este espetáculo desmontado do Último Tipo: